Qual o café mais caro do Brasil?

Qual o café mais caro do Brasil?

Tempo de leitura: 10 minutos

Qual o café mais caro do Brasil?

Os amantes de café estão sempre em busca de novos sabores que surpreendam o paladar. No mercado de café, há diversas novidades, como os cafés exóticos: Café Jacu, Kopi Luwak e Black Ivory, que têm processos de produção incomuns, usando fezes de animais.

O Café Jacu é um produto brasileiro cultivado no Espírito Santo. Seu produtor percebeu que seu café tinha semelhanças com variedades mais caras produzidas em outros países, levando-o a adotar o mesmo processo de produção. O Café Jacu é produzido a partir das fezes de um pássaro chamado Jacu, encontrado na Mata Atlântica.

Embora a ideia possa parecer estranha, há uma razão para essa forma de produção, e o Café Jacu se tornou conhecido em todo o mundo pela sua excentricidade.

A história do café do jacu

A história do café do jacu

A história começa na Fazenda Camocim, localizada em Domingos Martins, interior do Espírito Santo, por volta de 2000. Atualmente, a relação entre a fazenda e os jacus é muito amigável, mas nem sempre foi assim.

A fazenda ganhou reconhecimento por oferecer grãos de alta qualidade, e o trabalho dos produtores resultou em um café orgânico com excelente sabor. Os cafés produzidos na fazenda conquistaram os amantes de cafés gourmet no Brasil e em todo o mundo.

Problemas com os pássaros

Problemas com os pássaros

Os cafés de alta qualidade da Fazenda Camocim também atraíram o paladar dos jacus. Antes de aprenderem a conviver juntos, as aves eram um grande problema para os produtores de café no Espírito Santo. Os jacus atacavam as plantações e devoravam os frutos, causando danos significativos à colheita e prejuízos a cada safra.

Em busca de alternativas ao extermínio das aves, os administradores da fazenda tiveram uma ideia surpreendente, inspirada no processo de produção do café mais caro do mundo.

Eles descobriram semelhanças entre os cafeicultores asiáticos e brasileiros. Essa solução não apenas resolveu o problema das pragas, mas também valorizou o café local.

Solução que vem da Indonésia

Mulher segurando uma xícara com café e com cara de assustada

O café conhecido como Kopi Luwak é produzido a partir dos grãos de café extraídos das fezes de uma espécie de gambá selvagem da região de Sumatra. Assim como o jacu, esse animal já foi considerado uma praga pelos produtores locais.

Tudo mudou quando os produtores perceberam que a digestão do animal resultava na eliminação dos grãos inteiros, conferindo características excepcionais ao café. Assim, é possível prepará-lo de maneira tradicional e obter um café único.

Ao observar que o mesmo ocorria com a digestão do jacu, um fazendeiro decidiu adaptar o processo de produção à sua realidade, dando origem ao café do jacu.

Curiosidades sobre o café Jacu

curiosidades sobre o café

O Café Jacu é um dos cafés mais exóticos e desperta curiosidade devido ao seu alto valor. Aqui estão algumas características importantes desse café:

  1. Produção em ambiente natural: Os jacus não são mantidos em cativeiro para a produção do café.
  2. Seleção de frutos maduros: Apenas os frutos maduros são escolhidos pelos jacus para consumo.
  3. Eliminação da semente intacta: Os pássaros excretam as sementes de café intactas.
  4. Colheita nas árvores: Os cafés são colhidos das árvores onde os jacus dormem, pois é lá que eles deixam os seus dejetos.
  5. Digestão rápida: O processo de digestão do jacu é rápido, contribuindo para a peculiaridade do café.
  6. Sabor equilibrado: O café jacu possui um sabor equilibrado e único.
  7. Valor elevado: O Café Jacu é conhecido por ser um café caro, devido ao processo de produção especial e à sua exclusividade.

Como é produzido?

Alimentos que contém cafeína

O Café do Jacu se destaca por incorporar a ave em seu processo de produção. O Jacu seleciona os melhores grãos, mais saudáveis e maduros de forma natural, sem interferência humana.

Devido à ausência de estômago, o pássaro consome apenas a polpa e a casca do grão, eliminando a semente intacta com todas as suas características e um sabor único.

A colheita dos grãos ocorre próximo aos cafezais, onde as aves depositam seus dejetos. Após a colheita manual, os grãos passam por um processo de limpeza, torrefação e moagem.

A digestão do jacu

Cafeteira elétrica Mallory Aroma Digital

O segredo e o diferencial do café vêm do processo digestivo do pássaro. Ao ingerir o café, o organismo do jacu aproveita apenas a polpa e a casca do grão, eliminando-o intacto devido à ausência de estômago. Isso confere ao café um sabor único.

Os processos seguintes, como limpeza, secagem e torrefação, são os mesmos utilizados no Kopi Luwak. O fazendeiro de Camocim transformou o que antes era uma praga em uma alternativa sustentável e extremamente lucrativa.

Os produtores da região comparam a produção do café do jacu à extração de diamantes, pois os grãos não são colhidos, mas sim encontrados nos cafezais após a digestão das aves. Com as premiações conquistadas pela marca, o café do jacu é atualmente um dos mais caros do Brasil.

Qual é o preço do café jacu?

Por que descalcificar minha cafeteira?

O café mais exótico do Brasil é realmente especial e valioso devido às suas propriedades únicas e processo de produção.

Embora seja o café mais caro do país, há muitos apreciadores apaixonados por essa bebida. Atualmente, o preço de um quilo desse café pode variar em torno de R$ 1 mil.

É importante ressaltar que os valores podem variar dependendo do local de compra, mas essa é a média de custo. Existem boas razões para justificar esse preço elevado.

Por que o Café Jacu é tão caro?

Rapaz pensando sobre o tema Nespresso Vertuo ou Original?

O Café Jacu é um dos cafés mais caros do Brasil e do mundo, juntamente com o Kopi Luwak e o Black Ivory. O preço elevado não se deve apenas ao processo de produção, mas também à dependência dos pássaros em se alimentarem dos frutos.

O Jacu é uma ave ameaçada de extinção, protegida por leis ambientais na região da Mata Atlântica brasileira. As restrições legais impedem a caça, captura, criação ou reprodução das aves, dificultando a produção do café.

A produção do Café Jacu é limitada, pois depende que as aves comam os grãos livremente. A colheita e seleção dos grãos nos dejetos também são feitas manualmente. Isso contribui para o preço elevado do café, que é destinado principalmente ao mercado exterior.

No entanto, essa dificuldade favorece os hábitos naturais das aves e ajuda na preservação de sua espécie. A Fazenda Camocim produz o Café Jacu de forma biodinâmica e sustentável, preservando os jacus da região e oferecendo um café único com valor ecológico.

É interessante mencionar que o jacu habita apenas locais com um ambiente saudável e preservado.

Quais são as características?

Com uma crema ainda melhor

O Café Jacu é uma experiência diferente e exótica que muitos consumidores desejam experimentar. No entanto, seu sabor e apreciação dependem do paladar individual. Embora a maioria aprecie, há aqueles que podem não gostar.

Esse café não é para todos devido ao seu alto preço e processo de produção especial. No entanto, para os amantes de café, vale a pena experimentar pelo menos uma vez e formar suas próprias opiniões sobre ele.

O café Jacu é sujo?

Receitas de cappucino cremoso com leite ninho

O Café Jacu é uma experiência única e exótica que desperta interesse em muitos consumidores. No entanto, o seu sabor e apreciação são subjetivos e dependem do gosto pessoal de cada um. Embora a maioria aprecie, pode haver pessoas que não gostem.

Devido ao seu preço elevado e processo de produção especial, esse café não é adequado para todos. No entanto, para os verdadeiros amantes de café, vale a pena experimentá-lo pelo menos uma vez para formar suas próprias opiniões sobre essa experiência incomum.

Benefícios do café Jacu

Suplicy Cafés Especiais Slide 01

O café possui diversos benefícios para a saúde, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Consumir a quantidade adequada diariamente pode trazer vantagens como:

  • Aumento da expectativa de vida;
  • Redução do risco de problemas cardíacos em 11% ao consumir até quatro xícaras por dia;
  • Prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer;
  • Ajuda na prevenção do câncer;
  • Diminuição do risco de depressão;
  • Contribui para o emagrecimento quando combinado com outros fatores;
  • Redução do risco de diabetes tipo 2;
  • Beneficia a saúde do fígado.

No entanto, é importante observar a quantidade de café consumida, pois o excesso pode ser prejudicial. O segredo está em encontrar o equilíbrio adequado para desfrutar dos benefícios e bem-estar que o café pode proporcionar.

Os sabores do café do Jacu

Fazendo café no microondas

O Café Jacu não é apenas exótico, mas também delicioso. Os grãos desse café produzem uma bebida equilibrada e com um sabor único. Enquanto a Indonésia possui o famoso Kopi Luwak e o Black Ivory (feitos a partir das fezes de elefantes), o café do jacu é exclusivo do Brasil, mais precisamente da Fazenda Camocim.

Não se trata apenas de café, mas sim de uma bebida com história e cultura. É algo que representa nossa tradição e expertise na produção do grão. Vale a pena experimentar.

Provavelmente, muitas pessoas em seu círculo de amizades ainda não conhecem o café do jacu. Então compartilhe essa história curiosa e fascinante com seus amigos nas redes sociais agora mesmo.

Como fazer este café?

Preparar o café Jacu não é nada diferente do que fazer qualquer outro tipo de café. Se você adquiriu o café Jacu já torrado e moído, basta usar um coador para prepará-lo.

Caso tenha comprado os grãos, lembre-se de ter um moedor de café para moê-los na hora. Essa experiência certamente será ainda melhor.

Para garantir que nada afete o sabor da bebida, é recomendado usar água mineral e enxaguar o filtro com água quente antes de preparar o café.

Café Jacu é bom?

Café sem açúcar

A apreciação do Café Jacu depende do seu gosto pessoal. No entanto, é importante ressaltar que esse café é altamente valorizado internacionalmente.

Na verdade, grande parte da produção desse grão é exportada e não fica no Brasil. Quanto ao sabor, é reconhecido por sua alta qualidade, com uma doçura marcante, que é uma característica dos grãos 100% Arábica.

E se todas essas informações ainda não te convencerem, considere a excentricidade e a exclusividade desse café, já que sua produção é bastante limitada. Isso por si só já faz valer a experiência para os amantes de café.

Além disso, é importante mencionar que esse café não afeta a sobrevivência da espécie e todo o seu processo de produção é 100% natural. Isso garante a altíssima qualidade do produto.

Vale a pena comprar o café Jacu?

Suplicy Cafés Especiais Slide 05

Vale muito a pena comprar o café Jacu, é uma café de gosto exótico e como eu não poderia te deixar na mão eu trouxe os links para você poder comprar online e receber em casa com conforto e comodidade, acesse os links abaixo e compre o café Jacu agora.